segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Só não vê, quem não quê!

Piadabóia de humor negro...

Este final de semana foi realizada em Paraibuna a Piaboia edição XIX. Evento renomado, haja vista o enorme número de participantes mesmo sem grande divulgação.

Evento que fora concebido com o objetivo de competição, onde os participantes que juntassem mais lixo ganhariam prêmios... uma iniciativa interessante, que concebida há quase vinte anos já carregava o “espírito” da conscientização ambiental. Enfim o evento ganhou corpo e adeptos que se preparam para a Piaboia todos os anos, tal a importância que o evento tomou.


Falta de informação

Sábado dia 26, véspera do evento a Secretaria de Esporte e Lazer ficou fechada o dia inteiro.Munícipes e turistas que procuraram a Secretaria atraś de informação e orientação deram com burros n'água; um dia antes! Por que o pior estava por vir.

Tal descaso com a prestação de informações, delata a falta de preparo e capacidade do Secretário em gerir tal evento. Presumo que ele não achava necessário que a secretaria ficasse aberta neste dia dando informações sobre proibição de ingestão de bebida alcolica, uso obrigatório de salva vidas, local do evento, etc. Simplesmente disponibilizar informação aos turistas e munícipes a fim de evitar maiores problemas.

Consequências da falta de orientação;

Não havia na cidade, tão pouco ao longo do caminho, orientações de localização e ou medidas de segurança.

A maioria dos turistas acabaram atravessando a pista por cima, uma vez que não havia nenhuma orientação a respeito da passagem sob-ponte a menos de 30 metros daquela travessia.

Sem informação para estacionar tão pouco funcionários para orientar a chegada ao local de largada o trânsito travou. Travou mesmo! Carreguei a bicicleta em cima da cabeça uns duzentos metros... nem bike passava. E o pior o “travamento” ocorreu a uns 1000 metros do local de largada o que obrigou alguns participantes a largarem dali mesmo, conseqüentemente, sem nenhuma inscrição ou orientação.

Irresponsabilidade

No cartaz do evento havia símbolo proibindo a ingestão de bebida alcoólica. E lá nenhuma fiscalização, orientação ou controle. Inclusive por parte de inúmeros participantes a maior preocupação parecia ser a “Chapação” tão pouco e não a diversão da descida de bóia.

Obrigação da realizadora do Evento(A Prefeitura)

Em eventos dessa natureza, onde a Prefeitura entra como realizadora do evento, ou seja, ela é a responsável legal pelo evento. Algumas medidas de orientação aos participantes e exigência das "obrigatoriedades" é fundamental. A inscrição deve ser obrigatória! Porque é no ato da inscrição que a responsável pelo evento (a Prefeitura) passará as orientações necessárias ao participante como, por exemplo: número de identificação do participante, uso de salva vidas, bóia (não colchão inflável) e conscientização da proibição da ingestão de bebida alcoólica e outras drogas.

As pessoas têm que entrar de forma coordenada na água através de monitores. Não adianta todos os funcionários da Secretaria ficarem dentro de um “cercadinho”. Se não for ao microfone dar informação e coordenar na beira da água a entrada dos participantes, nada vai rolar como deve. Agora, conheço boa parte deles e garanto que o problema está no comando.

Perigo dentro d’água

A maior irresponsabilidade para mim estava na falta de controle dentro d’água. Não havia profissionais da Prefeitura ou bombeiros (militares ou civis) fazendo o controle dentro d’agua, tão pouco nas passagens de corredeiras que são as partes mais perigosas do percurso. E onde teria ocorrido a morte de Jean.


Saldo


01-A primeira morte, Jean Luís Prado da Silva (turista), 22 anos.

Primeira morte de outras que poderão ocorrer por negligência dos gestores ou por imprudência dos participantes.

02-A Piaboia é o maior evento turístico de Paraibuna (em número de turistas).

Cresceu em volume de participantes, mas os gestores não acompanharam em capacidade de produzir tal evento.


A culpa

E a culpa é de quem escolhe o secretariado, ou seja, é do Barros e do Vitão, Sim! Eles são os signatários eleitos, por isso, são também os responsáveis pelas irresponsabilidades dos Secretários.

Para mim a atual administração dá provas de incompetência em gestão a todo o momento.


"-Só não vê, quem não quê!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário